10 Dicas para organizar seu casamento!

131
9min de leitura

Oii Gente, como vocês estão?

Espero que estejam ótimos!!

Hoje venho compartilhar com vocês 10 dicas para você que está começando o planejamento para o seu casamento, vale lembrar que isso aqui é com base na minha experiência, tá bom?!

Ensaio Thrash the Dress - clique na foto para ver mais


1 - Comece a planejar cedo, para ter tempo suficiente para cuidar de todos os detalhes.

Sabemos que um casamento não é um evento simples para se planejar, seja ele um mini-wedding ou de grande porte, sabendo disso, nossa primeira dica é para começar o quanto antes o planejamento, muitos casais, chegam até mim com 1 anos de antecedência achando que estão adiantados e quando falo que já não tenho disponibilidade na agenda, ficam surpresos. Além de garantir que irá conseguir data com os fornecedores que você sempre acompanhou, pode ser que você pague mais barato fechando com antecedência, e ainda tem a facilidade de ter mais tempo para organizar os pagamentos, já que a grande maioria dos fornecedores parcelam o pagamento somente até uma semana antes do evento acontecer. 

2 - Faça uma lista de prioridades para o seu casamento e tente seguir essa lista durante todo o processo de planejamento.

Fazer uma lista com as SUAS prioridade é essencial para ter um casamento sem arrependimentos, nessa lista pode conter os fornecedores que você não abre mão de estar no seu casamento, itens de decoração, pessoas e muitas outras coisas que poderiam gerar uma certa frustração caso você esquecesse no dia do casamento.

3 - Defina um orçamento e tente seguir o mais próximo possível dele.

Saber quanto vocês querem e podem gastar é um dos fatores mais importantes, tendo em mente esse valor, você poderá dividir entre os fornecedores e procurar os que te agradam dentro do valor estipulado para cada serviço. Algo a ter em mente sobre os valores x contratação, nem sempre o mais caro vai ser o melhor, pesquisar e tentar saber como é o trabalho de cada fornecedor é crucial para você ter um casamento dos sonhos, entre no site, nas plataformas de casamento, Instagram, peça opiniões de noivas que já se casaram com o fornecedor em questão e se o fornecedor estiver querendo forçar muito o fechamento, desconfie (isso serve para aquele fornecedor que quer te encher de descontos e "brindes" também)... enfim, procure saber TUDO sobre o mesmo, como sempre digo, nós trabalhamos com o sonho de pessoas e isso é muito sério.

Casamento ao ar livre, espaço de cerimonia rodeado por natureza com a noiva e noivo ao centro
Casamento ao ar livre - clique na foto para vê-lo completo

Não sabe onde fazer seu pre-wedding? Clique aqui e veja 11 ideias de locais para realizar seu ensaio!

4 - Escolha uma boa data, horário e local para o casamento. Considere as estações do ano, o clima e a disponibilidade de sua equipe de fornecedores.

Acredito que a data seja algo muito pessoal e específico do casal, mas tomar alguns cuidados na escolha sempre é válido, como, por exemplo, casais que querem se casar ao ar livre (como a Bruna e o Sergio da foto a cima), escolher uma época de menos chuva é crucial para não ter a preocupação ou escolher um local fechado para uma época mais fria, são vários fatores que muitas vezes não são lembrados e acabam prejudicando. Quanto ao horário é importante lembrar que ao longo do ano o sol se põe um pouco mais cedo ou mais tarde e caso você esteja planejando um casamento externo, é de extrema importância que verifique o melhor horário para a cerimônia, normalmente os casais que optam por uma cerimônia externa, querem o pôr do sol, mas cuidado, atrasos acontecem e caso o espaço não tenha uma iluminação adequada, sua cerimônia vai ser no escuro. Ao ser questionado sobre o melhor horário para o casamento externo, sempre digo para deixarmos o pôr do sol para o ensaio pós cerimônia, assim aproveitamos o melhor da luz do sol na sua cerimônia sem perder o charme do ambiente e conseguimos o por do sol para o ensaio do casal, para mim isso é o ideal e o que fiz no MEU casamento.

5 - Seja flexível. Se lembre de que as coisas podem dar errado, tente não se estressar com isso.

Para mim, casamento é algo que tem tudo para dar errado, digo no sentido da festa, tá?! que fique bem claro que é só nesse mesmo haha.

O casamento, como disse anteriormente, é um evento extremamente complexo, independente do tamanho, com muitos detalhes e expectativas, o que faz gerar frustrações caso algo não saia como planejado, nem sempre, mas pode acontecer e isso por um motivo um tanto quanto simples, cada pessoa tem seu próprio gosto e o que está incrivelmente lindo para uma pessoa, pode estar incrivelmente feio para outra, em um casamento onde há MUITA gente trabalhando, pode acontecer de algo não sair como esperado, e para minimizar os riscos de acontecer isso, temos que voltar no item 2 dessa lista, que falo sobre fazer a lista de prioridades. Escolher um fornecedor apenas pelo preço, te faz correr vários riscos e um deles é o fornecedor ter um estilo de trabalho diferente do que você realmente quer, mas, caso algo não saia perfeitamente como você espera, não deixe se abalar, viva o momento, seja feliz, o mais importante você já está vivendo, aproveite, acredito que uma das coisas mais importantes de um casamento sejam as pessoas alí presentes, então não deixe que coisas menores abalem o seu dia.

Noiva na frente do noivo para o ensaio pós cerimônia no pôr do sol.
Casamento no Castelo marilias

6 - Faça uma lista de convidados com antecedência e tente seguir o número de convidados que você estabeleceu no orçamento.

Serviços como buffet e o Espaço, são cobrados pelo número de pessoas, fazer uma lista pelo menos com um número aproximado de convidados, evitará que vocês tenham surpresas no futuro. Quer reduzir a lista, mas não sabe como? Tem uma matemática muito fácil que pode te ajudar, divida o valor total do casamento pelo número de convidados e faça a seguinte pergunta para vocês mesmos: eu pagaria um almoço/jantar/rolê com esse valor para essa pessoa?

Um exemplo sobre a conta: Meu casamento teria um valor aproximado de 80k para 70 convidados, o valor por convidado ficaria em média R$1.142,85, acho que esse valor seja o suficiente para saber quem vai ou não, certo?

Quer saber como foi meu casamento? Eu conto um pouquinho de como foi aqui nesse vídeo

Um adendo aqui, não é porque você tem mais convidados que o valor por pessoa será menor na hora de fazer essa conta, lembre-se que às vezes para ter mais convidados você terá que abrir mão de outras coisas, um cardápio menos sofisticado, uma decoração mais simples ou até ter que abrir daquele fornecedor que você tanto sonhou, coloque na balança e veja o que faz mais sentido para VOCÊ e cuidado com a opinião das pessoas.

7 - Tenha um plano B em caso de mau tempo ou outros imprevistos.

Como já falamos, imprevistos acontecem e temos que estar preparados! Então, se vocês estão planejando um casamento ao ar livre e não abrem mão disso, cuidado! Tenha um plano B caso tenha uma mudança de tempo de um dia para o outro, alguns espaços já tem um plano B próprio, onde você poderá remanejar a cerimônia e não ter problemas, outros adaptam, improvisam no próprio salão onde irá acontecer a festa, ou então você pode até pensar em uma tenda e caso esse seja a sua opção, opte pelas tendas transparentes e invista em decoração para elas.

Algo que deve ser perguntado ao pisar em um espaço para casamento, seja ao ar livre ou não, é quanto a existência do gerador, afinal, a festa não pode parar, não é mesmo, veja também se está incluso no valor que está pagando, não é difícil encontrar espaços que tem, mas cobra a parte.

Casamento no formato Elopmente realizado no pico olho d'agua em um dia nublado, noivo a frente da noiva caminhando e olhando para ela
Elopmente - Pico Olhos d'agua

8 - Tenha uma boa equipe de foto e vídeo!


Claro que eu não poderia deixar de falar sobre isso, né?

Como você quer que seu evento seja lembrado?

Essa é a primeira pergunta a se fazer, ao procurar um fotógrafo. Cada fotógrafo tem seu estilo e olhar que são uma característica particular DELE para fotografar um casamento, alguns gostam de usar várias luzes, outros gostam de usar a luz do ambiente para não mudar na foto a estética do casamento, alguns trabalham mais com poses enquanto outros preferem não interferir nos momentos e contar como foi o casamento, alguns misturam um pouco de tudo e não tem certo nem errado, você definirá qual estilo mais te agrada e como você gostaria de lembrar do casamento está totalmente ligado a isso.

Ao definir o estilo de fotografia que você mais se identificou, faça uma lista com os fotógrafos com aquele perfil e vá conhecer, bater um papo e ver se as ideias batem, é muito importante. Peça para ver trabalhos recentes e o mais importante, saiba quem estará no seu evento e conheça peça para ver os trabalhos dessa pessoa e se possível que esteja presente em uma reunião também, peça para ver um casamento completo, assim você terá a certeza de que está fazendo a escolha certa, desconfie se disser que não pode mostrar um evento completo, nós fotógrafos temos uma cláusula específica em nosso contrato para a permissão de uso das fotografias e que 90% dos casais não se opõem a mesma.

Foto é mais importante que vídeo, o vídeo ninguém vê! - Essa é a maior mentira que alguém pode te falar, para mim, um complementa o outro, a foto te faz relembrar aquele momento, o vídeo por sua vez, irá te fazer reviver, podendo ouvir as risadas, gargalhadas, brincadeiras e até os soluços daquela manteiga derretida que chorou a cerimônia toda, por isso eu digo, cuidado ao escolher quem irá fotografar e fazer o vídeo do seu casamento. Se planejem para não ter que ficar com o que sobrar. (Evitem aceitar como presente, peça o dinheiro e digam que vocês já escolheram)

Nunca é só uma foto ou um vídeo, são pessoas, histórias e sentimentos.

Se você gostou do meu trabalho e queira mais informações, clique aqui! =D

9 - Não crie expectativas, crie experiencia!

Claro que falar para uma noiva não criar expectativas é a coisa mais 'inútil' do mundo, mas estejam abertos á viver o momento, lembre-se, o tamanho da frustração será o mesmo da expectativa criada, caso algo não saia como o planejado, então VIVA o momento, o que tiver que ser, será e ponto! Seja feliz com o seu dia, já vi algumas vezes, noivas deixando de curtir o próprio casamento por algumas coisas tão pequenas perto da grandeza que estava o casamento, não deixem que algo tire o encanto desse dia maravilhoso.

Noivo e noiva em frente a cachoeira do saltao fazendo o pre-wedding
Ensaio pre-wedding - Clique na foto para ver mais =D

10 - 'O casamento é meu, foda-se a sua opinião!'

Eu sei que o título ficou meio forte, mas é a realidade, quer minimizar as frustrações? Evite também as opiniões. Ahh! mas fulano está me ajudando a pagar o casamento, maravilha! já ajudou com algo bem importante, o financeiro, o resto vocês cuidam.

É normal aparecer VÁRIOS especialistas em casamentos formados no pinterest, quando você fala que vai casar e muitos nem pela experiencia do casamento passaram, e na real, é até ok ter alguém para dar ideias, as vezes pode surgir algo que você não havia visto, mas com LIMITES, você NÃO tem que aceitar nada, principalmente para os casais mais jovens em que os pais querem decidir tudo, achando que estão fazendo o melhor, mas aqui vai um pergunta que pode balançar certas escolhas: vai ser bom para quem? Será que estão fazendo para o casal ou da forma que gostaria que fossem o deles?

Na dica de número 5 falamos sobre ser flexível e as pessoas terem gostos diferentes, pois bem, nesse caso não seja flexível haha, as pessoas falarão com base no gosto delas, se os seus gostos e ideias forem parecidos, tudo bem, você tem um aliado, se não for, agradeça mas não escute hahaha

Casamento no Afrikan House

Bom! Eu espero que tenham gostado e que essas dicas ajudem vocês, caso tenham alguma dúvida ou sugestão, podem deixar em baixo aqui nos comentários. =D

Acompanhe nosso trabalho no instagram




10 Dicas para organizar seu casamento!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como planezar um casamento casamento Dica de Casamento

Quem viu também curtiu

11 Lugares INCRÍVEIS para fazer o seu pre-wedding!

Casamento externo? Não perca essas dicas!

Mini Wedding: A tendência que veio pra ficar!

Caraca! Que incrível ter vocês aqui em nosso cantinho, me conta mais sobre vocês e o evento =D
Logo do Whatsapp